top of page

Sobre a CasaCorpo.
Concepção e Referência.

Casa Corpo Em Deriva é uma plataforma coletiva de pesquisa do projeto Laboratório Poético, tendo sido criada em um momento de pandemia, diante da impossibilidade de sair na rua e percorrer a cidade – nossa casa comum. Busca dialogar e dar vida aos trabalhos desenvolvidos, além de disponibilizar o acesso a essas produções para o público em geral.

 

Trazemos nossas vivências ao longo de um ano de pandemia, além ser uma oportunidade de repensarmos a cidade como nossa casa comum, bem como os significados das nossas próprias casas. É nesse momento de vida remota e dependente da tecnologia que a casa se torna casulo – seu conforto e seus mistérios são postos em foco, em meio a ansiedade e ao despertar das memórias.

 

Cabe assim, estabelecer uma correlação entre o nosso corpo e a casa, entendendo-a como ente vivo. Em um mundo extremamente tecnológico, com grande volume de dados, a casa comum do projeto, ou seja, nossos espaços comuns, passa a estar na rede, em uma nuvem de dados.

BATAMARIBAS

Nesse contexto de confinamento social e maior intimidade com nossas casas, propomos uma reflexão relacionando a percepção do habitar vivenciado pela tribo togolesa Batamariba. Os Batamaribas entendem e tratam suas casas com vivacidade, diretamente associada ao morador principal da habitação, inclusive, quando ele morre, a casa também morre, sendo destruída. 

 

Essas construções de barro, em forma de torre, chamadas Takienta, acabam sendo templos dedicados ao culto e destacam na paisagem pela arquitetura autêntica. A partir dessa morfologia, baseamos a planta adotada em nossa plataforma online – nossa casa comum durante o período de pandemia.

© Laboratório Poético.

bottom of page